Informações uteis

Dicas de Viagem

Documentação e Preparos

Não deixe para a última hora para arrumar seus pertences de viagem e documentação, prepare tudo com antecedência alguns dias antes, faça um Checklist com tudo o que você precisa levar. Nos links abaixo vamos disponibilizar um APP para você organizar sua lista de viagens.

Google Play

Google Play

Geralmente os aeroportos são muito grandes e têm distâncias longas para serem percorridas, por isso prefira um calçado confortável e roupas leves para a viagem. Ao chegar no portão indicado, aproveite o tempo para um lanche e leve algum equipamento eletrônico ou aproveite para adiantar aquela leitura atrasada. Portanto, coloque na mala de mão seu equipamento com carregador e um bom livro (ou o melhor livro – a Bíblia). No aeroporto sempre o grupo será orientado a estar junto, nunca se locomova sem estar com o grupo, evite sair na frente para não se perder, como falei os aeroportos são enormes e não aconselhamos ninguém estar sozinhos nos deslocamentos.

As malas grandes que serão despachadas só serão entregues pela Companhia aérea no destino final, portanto você deve se preparar para ter na sua bagagem de mão tudo o que você precisa para ficar nas conexões. Leve roupa apropriada para o clima, use um tênis confortável para caminhar, se optar por levar uma mala de mão atente para o tamanho permitido pela Companhia.

Dimensões das bagagens de mão

Sua bagagem de mão pode medir, no máximo, 55, 35, 25 cm com bolsas, rodas e alças incluídas. Modelos de tamanho para para verificar as dimensões de sua bagagem estão a disposição no aeroporto, nas áreas de check-in, de despacho de bagagens e de embarque. Qualquer bagagem de mão não conforme deve ter seu check-in efetuado a ser transportada no portão.  Custos poderão ser aplicado.

O peso da bagagem de mão é de 10kg a 18kg e o mais importante: Não leve de maneira alguma algum recipiente liquido com mais de 100ml. Qualquer tipo de liquido: perfumes, cremes, sabonetes líquidos… com mais de 100ML serão confiscados ou terão que ser despachados nas malas despachadas (o que causa um grande transtorno na hora da viagem), você pode levar vários recipientes desde que os mesmos não ultrapassem 100ML no rótulo (não importa se o liquido estiver na metade ou menos, o que vale é o que está escrito, se tiver mais de 100ML será apreendido). Você também pode levar uma mochila ou bolsa junto com a mala de mão. Lembre-se de ter um porta cédulas, eles são discretos e muito úteis para conduzir dinheiro e passaporte.

A bagagem de porão permitida será de uma mala de 23 kg. Sugerimos que você lacre a bagagem que vai ser despachada (principalmente na volta, se for fazer compras) no próprio aeroporto existe empresas que fazem esse tipo de serviço. Também será permitido levar uma mala de mão de (detalhes acima), a seguir descreveremos o que é indicado levar nessa bagagem e demais cuidados gerais.

É bom sinalizar cada mala com fitas coloridas, lenços decorados e adesivos para facilitar sua identificação visual. Isso diminui as chances de alguém levá-la por engano. Não permita que ninguém estranho toque em suas bagagens (a não ser os funcionários com identificação e os guias da Abbey Travel) também não aceite qualquer tipo de encomenda a pedido de pessoas estranhas.

Uma sugestão interessante, é levar ao menos uma troca de roupa na bagagem de mão. Não é algo que a aconteça com frequência, mas as conexões são as vilãs nos casos de extravio de bagagem, e se isso acontecer (vamos torcer para que não) seria a salvação ter essa roupa extra com você. Aproveito para dizer que esse é o tipo de situação ocorrer dispomos de um seguro viagem que pode facilitar a sua vida, em todo o caso cremos que todas as nossas bagagens chegarão intactas ao nosso destino, uma dica é conferir na hora do embarque a impressão da etiqueta da Companhia e também ter uma etiqueta com indicação com o seu nome e o destino da bagagem.

Uma outra dica é levar uma mala vazia caso queria comprar muitos presentes, lembrando que Israel é um país turístico e possui muitos atrativos interessantes e baratos para decoração, roupas e perfumes e grife com excelente preço. Se não tiver mala, não compre no Brasil, no centro de Israel tem muitas lojas de malas com preços ótimos.

Não se descuide de seus pertences. Cuidado com homens ou mulheres que se aproximarem para fazer perguntas as vezes com o objetivo apenas de provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem. Se alguém passar mal e lhe pedir para buscar socorro, faça-o sem deixar seus pertences com a pessoa. Essas dicas são universais e sempre compartilho seja qual for o destino. Em breve compartilharemos mais informações de segurança, no geral sob esses cuidados a viagem é tranquila em qualquer lugar do Mundo

Durante o dia teremos ônibus para cumprirmos nosso roteiro. Teremos um motorista exclusivo à nossa disposição, porém é importante cumprirmos nossos horários com exatidão e pontualidade para não atrasarmos o grupo. Os horários serão repassados pela equipe de organização durante a viagem e em todo o percurso contaremos com a presença de um guia experiente para viabilizar a realização do roteiro sem transtornos

Nossos hotéis em geral são padrão 4 estrelas e possuem todas as comodidades de hotéis turísticos internacionais. Quartos confortáveis, banheiros privativos, secadores de cabelo no banheiro, porém muitas vezes em virtude do lugar e da cultura alguns desses itens podem não se fazer presentes, por isso é importante checar no site do hotel essas particularidades. Ao chegarmos no hotel receberemos nossas chaves de acesso aos quartos, o check-in já estará feito com antecedência para nossa comodidade. Ao deixarmos o hotel maleteiros vão levar nossa bagagem ao ônibus de traslado (com exceção de alguns hotéis).

Nossas noites são livres, portanto, aproveite para descansar bastante pois os dias são repletos de muitas programações e passeios. Se tiver disposição aproveite para apreciar as dependências dos hotéis, alguns deles tem piscinas cobertas e outros estão em lugares privilegiados com vistas maravilhosas.

Recomendação importante

Se for sair do hotel a noite NUNCA saia sozinho(a) e se sair acompanhado sempre procurem avisar aos organizadores da Caravana, peça dicas de lugares para frequentar e siga os procedimentos básicos de segurança: não fale com estranhos, evite lugares isolados, saia sempre com o cartão do hotel com endereço legível, leve pouco dinheiro e etc. Os países que iremos visitar são superseguros, porém esses são cuidados universais em qualquer lugar.

O padrão de voltagem em todos os países é 220V, geralmente nos hotéis existem também tomadas com a voltagem 110V sinalizadas. Caso o seu aparelho tenha tomada em outro padrão, lembre-se de levar um adaptador universal de encaixe, geralmente comprado nas lojas de eletrônicos, lojas que comercializam bagagens ou na internet.  Se você quiser uma lista completa de todos os modelos de tomadas e voltagens basta clicar aqui.

O quesito alimentação varia bastante de acordo com o destino, geralmente incluímos meia pensão (café da manhã e jantar) em nossos pacotes, mas isso depende muito do destino e dos serviços contratados, portanto sugerimos você checar o pacote adquirido e os seus benefícios. O tipo de comida também varia bastante dependendo do país, o fato de não incluir o almoço facilita no roteiro do dia a dia, já que em geral os hotéis têm um café da manhã repletos de variedades, em muitos até itens como carnes e saladas estão presentes. Os almoços custam uma média de U$18 (dezoito dólares) a U$25 (vinte e cinco dólares) por dia, porém, esse valor ainda pode variar para mais ou para menos de acordo com a preferência ou quantidade da sua alimentação. Geralmente temos muitas opções de lanches e fast-food que são bem mais em conta que o valor sugerido, mas com certeza em algumas ocasiões vamos estar em locais onde a comida é bem servida e se come barato. Como falado o café e é uma refeição bem completa, por isso aproveite para comer bem, você vai precisar de energia para a longas caminhadas.

Todas as gorjetas de guias, maleteiros e motoristas estão inclusas no valor do pacote, porém as gorjetas de restaurantes não, mas também não são obrigatórias, são uma prática comum e muito respeitada, se você desejar abençoar alguém (fica a seu critério). O valor varia entre 15% e 20% e pode ser deixado na mesa, após o pagamento da conta, preferencialmente em espécie. Caso opte pelo pagamento da gorjeta no cartão, você deverá escrever o valor na nota antes de efetuar o pagamento, mas se não quiser dar nenhuma gorjeta não tem problema, com exceção dos Estados Unidos, onde os atendentes não recebem salário e as gorjetas são sua única fonte de renda, nesse caso pedimos que você leve em conta dar gorjeta sempre que for bem atendido.

Free Shops

Nos aeroportos existem os famosos FREE Shop (lojas livres de impostos). Uma cota extra de até US$ 1000 (Mil dólares), além da cota de gastos no exterior, está autorizada nos Free shops brasileiros, contanto que os gastos tenham acontecido no retorno ao Brasil. ATENÇÃO: esta cota extra é válida somente para os produtos adquiridos no momento do DESEMBARQUE no Brasil. As compras efetuadas no embarque no Brasil e nos free shops do exterior terão o mesmo tratamento das compras feitas no exterior e entrarão na mesma cota de US$ 1000 (mil dólares).

É necessário levar alguns produtos de higiene com você, lembre-se que em viagens internacionais existem algumas regras para transportá-los. Se forem líquidos ou pastosos, devem estar em frascos de até 100 ml e dentro de um saco plástico transparente. Algumas companhias aéreas, nos balcões de check-in, disponibilizam esses saquinhos. E lembre-se, nada de sprays na bagagem de mão. Opte pelos roll-ons.

Se for comprar algum produto no FREE Shop em forma de líquidos (perfumes, cremes e similares) eles podem exceder os limites estipulados de 100ml, desde que dispostos em embalagens plásticas do Duty Free, seladas e com o recibo de compra à mostra junto com a passagem.

Outra dica, que vale ouro, é levar um par de havaianas com você na cabine da aeronave. Sabe por quê? Depois de certo tempo de voo, os banheiros do avião podem ficar com o chão um tanto quanto molhado. Você, que nessa etapa da viagem, já estará de meias, não precisará calçar os sapatos novamente. Basta colocar os chinelos e voilá! O ar condicionado do avião é cruel não apenas para crianças, mas para os adultos também. Por isso, leve sempre um hidratante labial tome bastante água para não ressecar a pele. E como graças a ele, as coisas podem esfriar lá no alto, leve uma roupa extra para não passar frio.

Coloque em sua bagagem de mão algumas gomas de mascar. Elas podem aliviar o desconforto das dores de ouvido (caso você sofra com isso), principalmente em momentos de pouso e decolagem. Remédios para enjoo, desde que recomendados pelo seu médico, também podem garantir uma viagem mais tranquila, aproveite e leve também algum remédio para dor de cabeça, vitamina C ou algum descongestionante nasal, nunca se sabe quando vai precisar, além deles, outros remédios de uso habitual, podem ser levados com você. Mas lembre-se que lhe poderá ser solicitado uma prescrição médica para transportá-los, se você sofre de algum tipo de doença ou está sobre cuidados médicos, por favor, não deixe de me avisar e de levar os seus medicamentos.

Se a viagem for para os Estados Unidos, o procedimento padrão nas imigrações é ser recebido em um guichê pelo agente daquele país para conferência de documentação. Ele poderá fazer perguntas como “quando tempo você irá ficar?”, “qual o motivo da viagem?” e até “quanto dinheiro você está levando?”. De fato, falar inglês facilita nessa hora, mas se você não domina a língua, não se desespere. Os agentes estão acostumados a lidar com pessoas que não dominam o idioma local e isso não será motivo para você entrar em pânico.

Apenas diga que não fala inglês e mantenha todos os documentos disponíveis para verificação (tenha o formulário de imigração em mãos, geralmente recebemos no avião). Em seguida você receberá um carimbo de entrada no país. Se não for nos Estados Unidos os países visitados não há esse procedimento, como falamos não se preocupem nos países que iremos a entrada é muito sossegada.

Algumas outras coisas podem garantir o seu conforto no voo como almofadas para pescoço e aquelas máscaras para os olhos. Geralmente as companhias fornecem isso em seu serviço de bordo. Mas se quiser prevenir, leve-os também. E não se esqueça de que existem objetos e produtos que em hipótese alguma podem ser levados na cabine. Nesse link temos o panfleto virtual da ANAC com as regras e leis sobre a bagagem internacional.

Acesse o link ao lado e obtenha mais dicas que vão melhorar sua viagem e estadia no país.

Vistos
Leia mais detalhes sobre vistos e tire suas dúvidas.

Pagamentos
Leia mais detalhes sobre o pagamentos e tire suas dúvidas.

Seguro Viagem
Leia mais detalhes sobre o seguro viagem e tire suas dúvidas.

Regras Gerais
Leia mais detalhes sobre regras gerais e tire suas dúvidas.